
Hoje estava dando umas “folheadas” nos meus feeds, para ver o que tinha de novo por ai, e me deparei com uma edição de uma revista para download disponibilizada pela “Feed-se“.
A Feed-se é uma iniciativa que tem por objetivo agregar feeds que provem material de qualidade e agregar isso tudo em uma revista.
Na capa da revista tinha uma matéria escrito “AdSenha - A Bolha vai estourar?”.
A Google foi pioneira, todos sabemos que a Google AdSense é o sistema mais bem preparado de anúncios contextuais da atualidade, após o seu lançamento varias outras empresas aproveitaram a “rabeira” deste sucesso e começaram a investir em seus próprios sistemas e alternativas para pegar uma pequena/enorme fatia da Google.
Antes de falar da bolha em si, vamos refletir no seguinte fato:
O usuário, aprende, o usuário memoriza. A maioria das pessoas que usam o sistema AdSense para gerar uma renda no final do mês, conta com o grande trafego trazido pelos buscadores.
Os blogueiros e donos de portais, que criam sites e conteúdos para este objetivo (lucrar) contam com a ingenuidade do usuário e do leitor.
Enfatizando o que eu disse no primeiro parágrafo, o usuário aprende!, a grande maioria usam o serviço oferecido pela Google de forma “intuitiva” ao clique, ou seja, eles tentam “seduzir” o usuário misturando anúncios ao conteúdo para ele achar que o anúncio faz parte do texto ou possui alguma informação adicional para complementar o texto que ele esta lendo no momento o que acaba gerando o clique ilusório ou até mesmo não intencional em alguns casos.
O grande problema esta na fama que este formato de anúncio esta gerando, a idéia dele é extremamente útil, não há dúvidas, acontece que se a Google não oferece condições para quem se torna associado ganhar uns trocados sob condições “dignas” as pessoas procuram meios para ganhar de forma não digna, é assim, sempre será!
A tendência é que estes tipos de anúncios gerem cada vez menos renda para os seus editores, eu sou a prova viva de que isso realmente acontece.
O formato esta cada vez mais caindo no ponto cego do leitor e o visitante esta ficando cada vez mais esperto quanto a este tipo de formato.
Eu estou aqui então dizendo que o Google AdSense vai falir? não, sem dúvida alguma não vai.
Mas acredito que este papo de bolha do AdSense que esta surgindo por ai gira em torno disso.
O Google esta criando termos cada vez mais rigidos e fechando toda e qualquer brecha de atitudes não dignas para os editores e visando beneficios somente para quem paga para anúnciar e eles esquecem (ou pelo menos aparentam esquecer) que quem realmente bota dinheiro naquela empresa através do AdSense, somos nós!, editores.
Se eles não tornarem o formato viável logo, em breve o AdSense será um sistema que não será mais utilizado como é hoje em dia.
Concordam comigo que se a Google não tornar, e logo, este serviço mais viável para os editores ele se tornará cada vez menos viável, e fará com que nós, editores, busquemos outras alternativas?
Não concordam? comecem a reparar então a quantidade de pessoas que estão abandonando o AdSense e escolhendo o serviço de anúncios contextuais da UOL.
Por que? os termos são menos rígidos, permitem o editor ser mais criativo na hora de tornar o anúncio mais atraente, o que faz com que o anúncio dificilmente caia sempre no ponto cego do leitor.
Para finalizar, realmente acredito que esta bolha existe, se a Google não começar a pensar no Editor, logo alguém inteligente e com dinheiro suficiente, irá criar um serviço mais viável para nós e todo mundo começará a utilizar este serviço.
Links Interessantes
Grande abraço a todos.



Nenhum comentário:
Postar um comentário