
Recentes movimentações de mercado, como a desistência dos estúdios Warner do formato, acompanhada pelos varejistas Best Buy e Wal-Mart e pela rede de locadoras Netflix, prepararam o cenário para a decisão da Toshiba.
“Isso mostra mais uma vez porque formatos incompatíveis e mutuamente exclusivos devem ser evitados a todo custo pela indústria”, opinou o analista Carl Gressum, da Ovum. “Isso reduz lucro e atrasa a adoção pelo consumidor”, ele conclui.
“A grande questão é qual será o impacto na Toshiba como empresa de eletrônicos”, aponta ele. “Ela apostou no HD DVD, integrando o formato em alguns laptops também. O canal tem estoques para liberar”, lembra o analista.
A Toshiba disse que a decisão veio após cuidadosa análise do impacto de longo prazo de se manter na disputa e que a mudança vai a ajudar o desenvolvimento do mercado de alta definição.
A empresa disse que vai continuar no mercado de alta definição. Desenvolver o HD DVD criou muitos patrimônios para a Toshiba e parceiros como Microsoft, Intel, HP e Universal Studios, disse a empresa. A Toshiba pretende trabalhar com esses parceiros em futuras oportunidades de negócio.
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