quarta-feira, 14 de maio de 2008

O que é RAID ?


RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks. Um conjunto de HDs que funcionam como se fossem um só. Isso permite ter uma tolerância contra falhas e uma melhor performance. A tecnologia, que é usada em servidores aparece atualmente cada vez mais nos PCs comuns.


Existem diversos modos de operação para um array RAID, que permitem adicionar redundância e aumentar o desempenho.


RAID 0 No RAID 0 todos os HDs passam a ser acessados como se fossem um único disco. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente, com cada HD realizando parte do trabalho. Isso permite melhorar a taxa de leitura e de gravação. O problema é que no RAID 0 não existe redundância. Os HDs armazenam fragmentos de arquivos, e não arquivos completos. Sem um dos HDs, a controladora não tem como reconstruir os arquivos e tudo é perdido.


RAID 1 No RAID 1 são usados dois HDs, ou qualquer outro número par de HDs. O primeiro HD armazena dados e o segundo armazena um cópia do primeiro, atualizada em tempo real. Se o primeiro HD falha, a controladora automaticamente chaveia para o segundo HD, permitindo que o sistema continue funcionando. A desvantagem do RAID 1 é que metade do espaço de armazenamento é perdido.


RAID 10
Este modo combina os modos 0 e 1 e pode ser usado com 4 HDs, ou outro número par de HDs. Metade dos HDs são usados em modo RAID 0, enquanto a outra metade armazena uma cópia dos dados dos primeiros, oferecendo redundância e proteção contra falhas.


RAID 5 O RAID 5 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Os códigos de correção são espalhados entre os discos. Dessa forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho. Os dados continuam seguros caso qualquer um dos HDs falhe, mas se um segundo HD falhar antes que o primeiro seja substituído, ou antes que a controladora tenha tempo de regravar os dados, todos os dados são perdidos. O RAID 5 é basicamente como um RAID 0 com uma camada de redundância.


RAID 6 O RAID 6 dobra o número de bits de paridade, eliminando o ponto fraco do RAID 5, que é a perda de todos os dados caso um segundo HD falhe. No RAID 6, a integridade dos dados é mantida caso dois HDs falhem simultaneamente, o que reduz as possibilidades de perda de dados. O maior problema é que o RAID 6 exige o uso de algoritmos mais complexos por parte da controladora, de forma que ele não é suportado por todos os dispositivos.

Fonte: DEll

Nenhum comentário: