Empresa vende sua invenção para que ela seja usada em diferentes aplicações.
A popularidade do Wii mostra que os usuários de videogame aprovam a idéia de usar os movimentos do corpo para comandar os jogos. Mas a idéia da empresa belga Softkinetic é levar esse conceito ao extremo, permitindo que o corpo inteiro determine quais ações serão exibidas na tela. Tudo isso sem o uso de controles especiais, capacetes, luvas ou qualquer outro acessório que faça a interação entre homem e máquina.
O segredo da empresa, diz a publicação "Technology Review", está na combinação de câmeras digitais muito sensíveis com um software que identifica todos os movimentos do corpo do jogador. "O programa analisa a cena e filtra tudo aquilo que não é o usuário", explica a companhia em seu site. Com isso, a invenção pode ser usada para criar uma nova experiência de interatividade, inclusive entre os jogos já existentes.
"Levamos duas horas para transformar o 'Quake' em um game comandado pelo corpo", conta a Softkinetic. A empresa comercializa seu software para que outras companhias ou desenvolvedores o utilizem em diferentes aplicações. Clique aqui para assistir vídeos dessa tecnologia em funcionamento.
Esse site afirma que diversas tentativas nesse sentido já foram feitas, mas falharam por exigir o uso de acessórios volumosos ou simplesmente por não funcionarem muito bem. O controle do Wii foi o primeiro a se consolidar, porém é limitado aos movimentos feitos pelas mãos dos jogadores. A alternativa da Softtkinetic, por outro lado, reconhece ações das mãos, dos pés, da cabeça, dos ombros e do tronco.
Segundo Tombroff, as câmeras sensíveis utilizadas nesse tipo de aplicação utilizam raios infravermelhos, para poderem determinar com precisão o posicionamento dos objetos e movimentos dos jogadores.
Pultz!!!




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