quinta-feira, 8 de maio de 2008

Software permite que movimentos de todo o corpo comandem games

Programa pode criar nova experiência de interatividade com títulos já existentes.
Empresa vende sua invenção para que ela seja usada em diferentes aplicações.

A popularidade do Wii mostra que os usuários de videogame aprovam a idéia de usar os movimentos do corpo para comandar os jogos. Mas a idéia da empresa belga Softkinetic é levar esse conceito ao extremo, permitindo que o corpo inteiro determine quais ações serão exibidas na tela. Tudo isso sem o uso de controles especiais, capacetes, luvas ou qualquer outro acessório que faça a interação entre homem e máquina.


O segredo da empresa, diz a publicação "Technology Review", está na combinação de câmeras digitais muito sensíveis com um software que identifica todos os movimentos do corpo do jogador. "O programa analisa a cena e filtra tudo aquilo que não é o usuário", explica a companhia em seu site. Com isso, a invenção pode ser usada para criar uma nova experiência de interatividade, inclusive entre os jogos já existentes.


"Levamos duas horas para transformar o 'Quake' em um game comandado pelo corpo", conta a Softkinetic. A empresa comercializa seu software para que outras companhias ou desenvolvedores o utilizem em diferentes aplicações. Clique aqui para assistir vídeos dessa tecnologia em funcionamento.

Ação


"Você não precisa de um controle em suas mãos. Não precisa usar qualquer roupa especial. Deve apenas se posicionar em frente à câmera em sua sala de estar e começar a jogar movimentando seu corpo inteiro", explicou Michel Tombroff, diretor-executivo da empresa, segundo a publicação "Technology Review".


Esse site afirma que diversas tentativas nesse sentido já foram feitas, mas falharam por exigir o uso de acessórios volumosos ou simplesmente por não funcionarem muito bem. O controle do Wii foi o primeiro a se consolidar, porém é limitado aos movimentos feitos pelas mãos dos jogadores. A alternativa da Softtkinetic, por outro lado, reconhece ações das mãos, dos pés, da cabeça, dos ombros e do tronco.


Segundo Tombroff, as câmeras sensíveis utilizadas nesse tipo de aplicação utilizam raios infravermelhos, para poderem determinar com precisão o posicionamento dos objetos e movimentos dos jogadores.



Pultz!!!

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