
A máquina é considerada a mais poderosa em computação de alto desempenho no país.
O equipamento foi inscrito no ranking mundial Top 500 de processamento paralelo.
Netuno, um dos mais potentes supercomputadores da América Latina, será inaugurado nesta segunda-feira (12) no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Netuno tem capacidade para processar amplo volume de dados simultaneamente e beneficiará, além da UFRJ, mais quatorze universidades brasileiras, que integram redes de computadores. O equipamento foi inscrito no ranking mundial Top 500 das maiores máquinas de processamento paralelo.
Segundo os técnicos envolvidos neste projeto, o cluster (conjunto de computadores ligados em rede) instalado tem desempenho estimado entre os cem maiores do ranking. O Brasil é representado atualmente neste ranking por um único cluster de alto desempenho, que figura na posição 451.
Segundo o pessoal do núcleo, o equipamento suprirá a demanda computacional das Redes Temáticas de Geofísica Aplicada e de Modelagem e Observação Oceanográfica. Ele é capaz de trabalhar de forma simultânea em diferentes tarefas. Isso reduzirá, por exemplo, o ciclo ocioso da máquina, enquanto os técnicos analisam dados gerados por ela. A grande vantagem de um cluster é obter maior desempenho com custo menor.
Fonte: G1 Portal de Notícias



Nenhum comentário:
Postar um comentário