quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Bairro-Escola constrói rede social em Nova Iguaçu - RJ

As crianças têm atividades culturais, esportivas e reforço escolar

Programa de Lindberg mostra como o projeto de horário integral nas escolas beneficia toda a sociedade com parcerias e voluntários

O projeto Bairro-Escola, mostrado no programa eleitoral desta segunda-feira, foi implementado por Lindberg Farias desde seu primeiro ano de mandato, e já atende quase metade dos alunos da rede municipal com o horário integral. As crianças ficam de 7h às 17 horas na escola, fazem cinco refeições por dia, têm aulas de reforço escolar e participam de atividades culturais e esportivas.


O sucesso é tanto que o município já foi visitado por representantes de outras cidades e outros países interessados no projeto, e o Bairro-Escola ganhou o prêmio Nacional da Fundação Banco do Brasil e Unesco de Tecnologia Social em 2007. O programa traz o depoimento dos envolvidos e da coordenadora do projeto, Maria Antônia Goulart. “Diziam que era um projeto complexo, mas criamos uma rede de parceiros e discutimos como fazer”, disse a coordenadora.


O programa da TV traz ainda o depoimento de crianças, que antes passavam o horário fora da escola brincando na rua, e de parceiros que abraçaram a idéia. “A gente tem voz dentro do projeto, o governo não determina como fazer. Sentamos e discutimos. Uma criança com acesso ao conhecimento vai longe”, disse o pastor Marcelo Alves, um dos parceiros do Bairro-Escola, que conta com igrejas, clubes, academias e associações.


O Bairro-Escola vai muito além das salas de aula, e envolve numa grande rede social parceiros, mães voluntárias que ajudam a cuidar das crianças, ONGs e jovens universitários, que trabalham como voluntários e garantem o vale-transporte para deslocamento até a faculdade. “O projeto só virou realidade porque a comunidade se envolveu e abraçou a idéia”, disse o prefeito Lindberg Farias.



Nenhum comentário: