
Informação é da entidade APCM, que divulgou números da pirataria neste ano.
Acesso da população à web deverá mudar foco de ações.
A Associação Brasileira de Produtores de Disco e a seção latino-americana da Motion Picture Association declararam nesta sexta-feira (25) que 43 milhões de CDs e DVDs foram apreendidos no país entre abril de 2007 e março deste ano. As entidades, que fundaram em conjunto a Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), afirmaram que o número de crimes contra a propriedade intelectual aumentou, mas houve ao mesmo tempo um maior número de operações policiais para repressão.
Segundo Márcio Gonçalves, diretor antipirataria para América Latina da MPA (que representa seis grandes estúdios de cinema dos Estados Unidos), não foi possível determinar numericamente um crescimento da pirataria devido à falta de dados para comparação, mas a alta na quantidade de aparelhos de DVDs vendidos no país impulsionou a demanda no mercado de rua por títulos piratas.
Na internet, a grande preocupação para as entidades são os chamados discos virtuais, que são capazes de armazenar grandes volumes de dados e podem ser baixados facilmente através de um link. Neste ano o filme mais baixado ilegalmente na internet brasileira foi "O gângster", com Russell Crowe e Denzel Washington, seguido por "A hora do rush 3" e "Duro de matar 4" (veja abaixo lista com os dez mais).
Houve 50 condenações judiciais relativas à pirataria nos três primeiros meses do ano, segundo informação da APCM - no ano passado, o número chegou a 150.
Com o aumento do acesso dos brasileiros à web e à banda larga, a tendência é que haja uma aproximação do Brasil (hoje com mais 40 milhões de internautas, 22 milhões residenciais) ao cenário de países como Estados Unidos, Suécia e Coréia do Sul, em que as ações de repressão contra a pirataria se voltam muito mais à internet porque é muito baixo o número de ocorrências com os DVDs/CDs ilegais.
Márcio Gonçalves diz que, por enquanto, o usuário comum não é alvo de atenção da APCM, mas sim os sites que estão lucrando hospedando material de forma irregular na rede.
No entanto, um dos principais focos da entidade já são os grupos especializados em legendar filmes. A média, de acordo com estimativa, é de uma demora de 0,05 dias para que os subtítulos fiquem prontos em relação a data de estréia nos cinemas - ou seja, no dia de lançamento do filme as legendas já estão disponíveis.
Nos três primeiros meses do ano, foram feitas 822 operações de repressão - a região Sudeste lidera com 64,4% do total. 11 millhões de CDs, DVDs e outras mídias foram apreendidos - a região Sul, por causa da fronteira com o Paraguai, lidera com 66%. Mas outras rotas estão sendo testadas - neste ano um carregamento de 3 milhões de mídias vindo do Uruguai foi alvo de interceptação.
Na internet, 1.507 cartas de intimação foram emitidas neste ano no Brasil. Foram identificadas 10.831 ocorrências relacionadas a P2P e torrent - tecnologia que "quebra" um mesmo arquivo em vários pedacinhos e os distribui para diversos internautas.
Os filmes mais pirateados na internet brasileira em 2008, segundo a Associação Antipirataria Cinema e Música:
1. "O gângster"
2. "A hora do rush 3"
3. "Duro de matar 4"
4. "13 homens e um novo segredo"
5. "Transformers"
6. "Shrek 3"
7. "Beowulf"
8. "Hitman - Assassino 47"
9. "Bee movie"
10. "Tá dando onda"



Nenhum comentário:
Postar um comentário